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Atividade física em idosos

A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício. Está mais do que comprovado que os idosos obtém benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens.

 

Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação. Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:

 

• Uso de roupas e calçados adequados.

 

• Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.

 

• Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.

 

• Iniciar as atividades lenta e gradualmente.

 

• Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.

 

• Alimentar-se até duas horas antes do exercício.

 

• Respeitar seus limites pessoais.

 

• Informar qualquer sintoma adverso.





13 mar 2014
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